Testando vulnerabilidades: Novo conceito para combater Malwares.

Por Higo Ribeiro | Sep 19, 2012 - 15:48

Na revista IPESI Eletrônica & Informática, edição de Setembro/Outubro 2012, o repórter Alberto Mawakdyie apresenta, na seção Informática, entrevista com o pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo Thiago Zaninotti, destacando o scanner que ele desenvolveu e que propõe um novo conceito para combate contra pragas dos malwares.

O repórter ressaltou em sua matéria que especialistas da área de segurança eletrônica estimam que só ano passado mais de 280 milhões de vírus foram colocados em circulação na Internet. Mais grave do que isto, pesquisas recentes mostram que 75% de algum novo malware são vistas em um único usuário final e cerca de 40% deles não são detectados. A questão não é se a rede será atacada. Mas, sim, de quando isso vai acontecer e de como será a resposta, relatou.

Para o repórter, um dos mais promissores programas de segurança brasileiros é o chamado Scanner de Vulnerabilidades em Aplicativos, desenvolvido pelo pesquisador do paulista Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) Thiago Zaninotti, na forma de tese de mestrado batizado “Método para testes de segurança em aplicações web por meio de casos de uso”.

A tecnologia desenvolvida pelo pesquisador é utilizada pela Rede Segura Tecnologia que, ao agregar às suas técnicas multidisplinares essa nova metodologia de segurança dirigida para aplicações web e seus servidores, ampliou sua capacidade de testar a segurança das aplicações.

Leia na integra o conteúdo completo da matéria publicada na IPESI Eletrônica & Informática: Testando vulnerabilidades: Novo conceito para combater Malwares.